quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O “Bruxo” de Mourinho

Ricardo Carvalho e Mourinho, a amizade e a adimiração mútua vem de longe (Getty Images)

O Real Madrid de José Mourinho acertou hoje a contratação do zagueiro português Ricardo Carvalho. O clube merengue pagou aproximadamente 8 milhões de euros e o defensor assinará por duas temporadas. A contratação pegou muitos de surpresa, mas isso não deveria ter acontecido. Pois, se olharmos para o banco do time de Madri, veremos José Mourinho, que é grande adimirador do futebol do zagueiro e, além disso, já havia realizado essa parceria no Porto e no Chelsea.


A história começa ainda em Portugal. Ricardo Carvalho iniciou a carreira profissional no Dragão. Porém, até a chegada de José Mourinho, o zagueiro era apenas a terceira opção para o setor - depois de Jorge Costa e Pedro Emanuel. The Special One no meio da temporada colocou ele como titular e, no final da temporada, ele foi eleito o melhor jogador português de 2002/03 e ainda conquistou a Copa da UEFA, a Liga portuguesa e o Taça de Portugal. A parceria José Mourinho e Ricardo Carvalho ainda rendeu mais um título europeu a eles. A UEFA Champions League veio em 2003/04 e o zagueiro foi um dos onze eleitos para o time da competição.

Em 2004, Mourinho foi contratado pelo Chelsea e levou com ele o zagueiro de confiança. O português formou a zaga titular juntamente com Terry, o capitão. Mas, nem tudo foram flores na relação entre os compatriotas. No início da caminhada pelos blues, o treinador de Setúbal deixou Carvalho em alguns jogos entre os reservas. O motivo ficou mais claro posteriormente, no livro "José Mourinho - Vencedor Nato" do jornalista José Marinho. Insatisfeito por ser titular na seleção e reserva no clube, o zagueiro português aproveitou uma viagem com Portugal para dar uma entrevista ao jornal "A Bola". Na matéria, Ricardo Carvalho reclamou dos jogos que ficava no banco.

Obviamente, a entrevista repercutiu na Inglaterra e chegou aos ouvidos do técnico. José Mourinho não fez nada no privado e esperou a reunião dos atletas pré-treino no vestiário. Quando todos estavam juntos, o Special One questionou a veracidade das críticas, rebateu as palavras do jogador e atacou a postura do atleta. O comandante deixou claro que as palavras de Ricardo Carvalho não atingiam à ele e, sim, os outros defensores centrais do elenco. Além disso, o técnico se disponibilizou a ajudar o jogador a conseguir uma transferência no mercado do meio de temporada.

Como todos sabem, o desentendimento foi resolvido com um pedido de desculpas para todo o grupo blue e, depois de um período de castigo - banco de reservas e tribunas -, e o defensor voltou a integrar os onze iniciais do Chelsea. Com isso, em 2006/07, mais uma vez teve destaque e foi indicado para o prêmio de melhor defensor da English Premier League, também figurando na lista dos que poderiam ser eleitos o melhor do torneio.

Na Inglaterra, foram dois campeonatos ingleses para a dupla. Porém a Liga dos Campeões não veio e José Mourinho foi para Itália. Seria o final da parceria? Não, o treinador portguês pediu a Moratti a contratação de Ricardo Carvalho, mas o Chelsea não abriu mão do atleta. A parceria gloriosa não foi vista na Itália, mas agora, na Espanha e com a camisa blanca do Real Madrid, a história se repetirá. Logicamente, a contratação veio por um pedido do Special One - técnico que Ricardo Carvalho considera o melhor do mundo.

A torcida merengue já espera para ver José Mourinho e seu “bruxo” Ricardo Carvalho em ação na temporada 2010/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário