terça-feira, 14 de maio de 2013

O Brasil pode dar certo


Felipão durante o anúncio da convocação da seleção brasileira para a Copa do Confederações 2013 (André Durão - Globoesporte.com)

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou hoje a seleção brasileira para os amistosos frente Inglaterra e França e para a Copa das Confederações. A lista de 23 nomes não teve grandes surpresas, mas recebeu críticas principalmente pela ausência de Ronaldinho, o craque do melhor time da América do Sul atualmente. Confira os convocados abaixo e depois a análise dos nomes:

Goleiros: Júlio César (Queens Park Rangers-ING) – 33 anos, Jefferson (Botafogo-BRA) – 30 anos e Diego Cavalieri (Fluminense-BRA) – 30 anos;

Laterais-direitos: Daniel Alves (Barcelona-ESP) – 30 anos e Jean (Fluminense-BRA) – 26 anos;

Zagueiros: Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA) – 28 anos, David Luiz (Chelsea-ING) – 26 anos, Dante (Bayern de Munique-ALE) – 29 anos e Réver (Atlético Mineiro-BRA) – 28 anos;

Laterais-esquerdos: Marcelo (Real Madrid-ESP) – 25 anos e Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP) – 27 anos

Volantes: Fernando (Grêmio-BRA) – 21 anos, Paulinho (Corinthians-BRA) – 24 anos, Luiz Gustavo (Bayern de Munique-ALE) – 25 anos, Hernanes (Lazio-ITA) – 27 anos;

Meias: Oscar (Chelsea-ING) – 21 anos, Jádson (São Paulo-BRA) – 29 anos, Lucas (Paris Saint-Germain-FRA) – 20 anos e Bernard (Atlético Mineiro-BRA) – 20 anos;

Atacantes: Neymar (Santos-BRA) – 21 anos, Hulk (Zenit-RUS) – 26 anos, Fred (Fluminense-BRA) – 29 anos e Leandro Damião (Internacional-BRA) – 23 anos.

Média de idade: 26 anos

Felipão deixou claro nos amistosos de que seu esquema preferido é o 4-2-3-1, porém o 4-4-1-1 também foi utilizado em algumas partidas. Dentro disso, o técnico campeão do mundo em 2002 não abriu mão de ter um volante clássico (aquele mais marcador) e um centroavante. A ideia, que não é exatamente alinhada com o que se faz em todo o mundo, mostra um pouco do fato do Brasil estar atrasado em termos de trabalho.

Com a definição dos 23 convocados, surgiram várias especulações sobre os eventuais 11 titulares e este seria o esboço que mais acredito que possa mesmo ser o time titular brasileiro para jogo contra a Inglaterra: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo; Fernando, Paulinho; Hulk, Oscar, Neymar; Fred. Não acho um absurdo este provável time titular e também acho a convocação regular, mas com algumas ressalvas.

A ausência que causou mais comentários foi a de Ronaldinho. O camisa dez vem jogando muito no Atlético Mineiro e é o grande maestro do principal time da América do Sul atualmente. O R10 do Galo faria, sem dúvida nenhuma, parte da lista de 23 e deveria ser titular. Porém, o Ronaldinho da seleção brasileira dos últimos tempos, não vai bem e é um rascunho deste jogador que encanta o mundo jogando com a dez alvinegra. Por isso, entendo a não convocação do camisa dez, porém, arriscaria convocá-lo, pois creio que tê-lo no grupo neste período seria importante. Este será o maior tempo que os jogadores estarão juntos e poderão treinar para aprimorar o entendimento do estilo de jogo que Felipão tem o desejo de impor à seleção brasileira. Portanto, como Ronaldinho não tem ido bem com a camisa verde e amarela, o período de treinos poderia servir para encaixá-lo melhor no time brasileiro.

Além disso, a presença de Ronaldinho serviria como referência técnica e de experiência no setor ofensivo da seleção brasileira, que hoje conta com jogadores mais jovens que em outros tempos. Como apontado na lista, os jogadores mais experientes se concentram na defesa e, mesmo assim, apenas Júlio César tem experiência em Copa do Mundo como titular. Nem um outro dos 22 convocados foi à um Mundial como integrante dos 11 iniciais. A média de idade de 26 anos esta longe de ser a menor do pós-Copa de 2010, mas os jogadores experientes estão concentrados no setor defensivo. Do meio campo para a frente, o Brasil tem apenas Jádson, Hulk e Fred com mais de 25 anos. Ou seja, esta responsabilidade no setor ofensivo será do centroavante do Fluminense, que cumpre bem este papel no clube.

Outra falta muito sentida foi a do volante Ramires, que tem características bem interessantes para o 4-2-3-1, pois joga com meio-campista defensivo e também pode atuar como meia-externo pela direita. Nas duas funções, o jogador dos blues já mostrou valor jogando pelo Chelsea. Por outro lado, a saída de Ramires do plantel teoricamente abriu espaço para Hernanes, que deverá ser o reserva de Paulinho. O camisa oito laziale está bem há muito tempo na Itália, mas nunca teve a oportunidade de se firmar como parte do grupo da seleção. Em entrevista à Espn Brasil após a convocação, “Il Profeta” afirmou: “eu sempre quis muito representar o Brasil, mas sempre dava algo errado”. Esta parece ser a hora de Hernanes.

A lateral-direita é o ponto que mais tenho desconfianças. Não sou fã do futebol de Daniel Alves, que vive altos e baixos nesta temporada no Barcelona e, na seleção, não consegue ir bem há muito tempo. E o seu reserva é Jean, que, pelo Fluminense, foi um dos melhores volantes do último Brasileirão e, com a camisa verde e amarela, atuará na lateral, função que não é a de origem dele. Sou totalmente contra convocar jogador improvisado, ainda mais que, neste ano, tivemos laterais-direitos brasileiros em boa fase. O primeiro nome que convocaria seria Rafael, titular no Manchester United campeão inglês, e, para a reserva, apostaria em Danilo, titular no provável campeão português, Porto. Esta posição não merece improvisação e nem uma aposta em jogador que não tem ido bem. Como o setor defensivo é composto por jogadores com mais experiência, acho que valeria apostar na renovação na lateral-direita, que pede por isso.

A última contestação seria o atacante para a reserva de Fred. O convocado Leandro Damião forma a dupla ofensiva do campeão gaúcho, Internacional com o uruguaio Forlán, porém não me encanta completamente. A minha escolha seria outra, Diego Costa. O parceiro de Falcao García nos rojiblancos está muito bem na Liga Espanhola e, quando o colombiano não aparece, é o brasileiro que está lá para resolver. Além disso, o camisa 22 do Atlético de Madrid tem características que agradam o treinador da seleção: é alto, forte, consegue brigar bem com os zagueiros e também tem qualidade para criar jogadas para os companheiros definirem o jogo.

O grande ponto é que esta convocação da seleção brasileira deve ser base para a lista da Copa do Mundo de 2014 e a esta estrutura não é ruim, com alguns outros nomes, o grupo poderá dar certo. Muito deste sucesso passa por este plantel ter tempo para trabalhar e os poucos dias que estarão reunidos para a Copa das Confederações poderão fazer a diferença.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog Pedro, gostei dos textos! e concordo com alguns comentários pessoais seus também!!! By: Góes

    ResponderExcluir